Grêmio Perde a Terceira Seguida no Brasileirão

Grêmio perde a terceira seguida no Brasileirão
Michel Araújo abriu o placar para os paulistas (Foto: Lucas Correa / Agencia Enquadrar,Estadão Conteúdo)

Compartilhe:

Time de Renato Portaluppi mais uma vez jogou mal e acabou goleado por 3 a 0 pelo São Paulo

Grêmio Perde a Terceira Seguida no Brasileirão

Em mais uma apresentação desanimadora, a equipe de Renato Portaluppi cedeu uma derrota convincente por 3 a 0 para o São Paulo, na noite de sábado, no Morumbi, durante a 28ª rodada do Brasileirão. Por fim, com esse resultado, a equipe do Grêmio caiu para 6 colocação e esta fora do G4.

Além do revés, o Tricolor do Sul agora contabiliza três derrotas consecutivas e enfrenta instabilidade com vários concorrentes na disputa por uma vaga na Libertadores. O próximo desafio será contra o Flamengo, na Arena, na próxima quarta-feira. Notavelmente, o uruguaio Luis Suárez estará ausente devido ao terceiro cartão amarelo recebido.

Veja também: Internacional Goleia Santos por 7 a 1 e Estabelece Maior Vitória no Brasileirão 2023

O Jogo:

Enfrentando o São Paulo, o atual campeão da Copa do Brasil conseguiu mostrar sua superioridade em contraste com a apatia gremista. Ainda assim, Michel Araujo, aproveitando-se de uma falha da defesa, abriu o placar no primeiro tempo. Na segunda etapa, em um contra-ataque, Pablo Maia ampliou a vantagem para 2 a 0. No último lance do jogo, o jovem lateral Wesley Costa entregou a bola nos pés de Luciano, que driblou Grando e empurrou a bola para o fundo das redes.

O técnico Renato optou por introduzir novidades no time gremista. Uvini, Bruno Alves e Kannemann formaram o trio de defensores, com João Pedro e o jovem Wesley Costa atuando pelas laterais. No meio-campo, o treinador escolheu um trio de volantes com Josué, Pepê e Villasanti, enquanto Cristaldo e Suárez compuseram o ataque.

Adotando uma postura defensiva, a equipe gremista viu os anfitriões ameaçarem mais durante todo o primeiro tempo. Apesar da pressão do São Paulo, a defesa gaúcha manteve-se sólida. Contudo, o ataque gremista não ofereceu perigo. Porém, devido a uma falha na marcação, Michel Araújo encontrou-se livre na pequena área e marcou de cabeça após um escanteio de James aos 20 minutos.

Esse gol desestabilizou a defesa gremista e o São Paulo perdeu duas oportunidades de ampliar rapidamente a vantagem. David, sozinho diante de Grando, tentou uma finalização por cima aos 23 minutos. Logo em seguida, Michel Araujo desperdiçou uma finalização dentro da pequena área.

Renato substituiu Cristaldo por Nathan Fernandes, trabalhando para reverter o placar. Essa alteração melhorou o esquema do Grêmio, mas dificultou mais a penetração no campo ofensivo do São Paulo. Os jogadores passaram a disputar os lances no meio de campo. No entanto, durante a primeira etapa, o goleiro dos paulistas, Rafael, não teve muito trabalho.

Grêmio perde a terceira seguida no Brasileirão
James Rodríguez em São Paulo x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)

Segunto tempo

No segundo tempo, tentando evitar que o Grêmio perdesse a terceira seguida, o técnico Renato fez com que o time aumentasse a pressão defensiva, mas manteve a mesma dificuldade no ataque e continuou a deixar espaços na defesa. Luis Suárez tentou articular jogadas na frente, e aos 14 minutos, ele combinou com Nathan Fernandes, mas foi bloqueado dentro da pequena área por Diego Costa.

Então, aos 18 minutos, Renato retirou um dos três zagueiros, Kannemann, e introduziu o meio-campista Galdino. Porém, quando o Grêmio parecia estar construindo uma pressão, a equipe gremista foi atingida por um contra-ataque. James fez um passe preciso nas costas da defesa para Pablo Maia, que driblou João Pedro e venceu Grando.

Contudo, com o ímpeto fornecido pelo segundo gol, o São Paulo quase marcou o terceiro. Luciano parou em João Pedro em uma finalização rasteira da pequena área. Rodrigo Nestor forçou Grando a fazer uma defesa impressionante em um chute de fora. Aos 44 minutos, Michel Araujo tentou novamente, mas Grando fez outra grande defesa. Por fim, no último lance da partida, o jovem Wesley entregou a bola nos pés de Luciano, que avançou livre, driblou o goleiro e empurrou para as redes vazias, confirmando a vitória por 3 a 0.

Dessa forma, com a derrota para o São Paulo, Grêmio perde a terceira seguida no brasileirão e então vê o time sair fora do G4.


FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 3 x 0 GRÊMIO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data e hora: 21/10/2023 (sábado), às 18h30 (hora de Brasília)

Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

Público e renda: 47.120 pessoas e R$ 2.822.443,00

Cartões amarelos: Pablo Maia (43’/1ºT) para o São Paulo; Walter Kannemann (21’/1ºT) e Josué (25’/2ºT) para o Grêmio.

Cartões vermelhos: não houve

Gols: Michel Araújo (21’/1ºT) (1-0), Pablo Maia (22’/2ºT) (2-0) e Luciano (52’/2ºT) (3-0)

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Lucas Beraldo e Welington (Nathan, aos 43’/2ºT); Pablo Maia, Alisson (Wellington Rato, aos 35’/2ºT), Michel Araujo e James Rodríguez (Rodrigo Nestor, aos 26’/2ºT); Lucas (Erison, aos 43’/2ºT) e David (Luciano, aos 26’/2ºT). 
Técnico: Dorival Júnior

GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Walter Kannemann (Everton Galdino, aos 19’/2ºT); João Pedro, Villassanti, Josué (Araújo, aos 37’/2ºT), Pepê e Wesley; Franco Cristaldo (Nathan Fernandes, aos 28’/1ºT (Lucas Bessozzi, aos 37’/2ºT)) e Luís Suárez. 
Técnico: Renato Gaúcho

Veja também: Tabela Brasileirão 2023

Compartilhe: