Botafogo perde para o Vasco por 1 a 0 e se complica na busca pelo título do Brasileirão 2023

Botafogo perde para o Vasco
Botafogo perde para o Vasco. Paulo Henrique marcou o único gol da partida (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Compartilhe:

O Fogão com o resultado vê o Palmeiras alcançar a mesma pontuação do time na tabela

Botafogo perde para o Vasco por 1 a 0 em um emocionante clássico no Rio de Janeiro, durante a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite de segunda-feira. O Cruzmaltino surpreendeu ao marcar o único gol do jogo com Paulo Henrique, no primeiro tempo, em uma partida realizada no estádio de São Januário.

Com essa vitória, o Vasco saiu da incômoda zona de rebaixamento, acumulando 37 pontos. Por outro lado, o Botafogo, que sofreu a terceira derrota consecutiva e já faz quatro jogos que não consegue vencer, viu suas chances de título escorregarem. Agora, a equipe permanece empatada com o Palmeiras, ambos com 59 pontos, mas o Botafogo tem um jogo a menos.

Contudo, o Botafogo terá pouco tempo para se recuperar, com dois jogos decisivos pela frente. Na quinta-feira, às 20 horas (horário de Brasília), enfrentará o Grêmio, atual quarto colocado na tabela, novamente em São Januário. Em seguida, no domingo, às 16h, encarará o Red Bull Bragantino, que está em terceiro lugar com apenas um ponto a menos, em Bragança Paulista.

Por outro lado, o Vasco terá uma pausa até o próximo domingo, quando jogará em casa novamente, enfrentando o América-MG, que está na lanterna da competição e praticamente rebaixado, com o jogo marcado para as 18h30.

O Jogo

Primeiro tempo

O duelo entre Vasco e Botafogo começou com o Botafogo pressionando o Vasco, buscando tirar vantagem das dificuldades do adversário para sair jogando. Aos 8 minutos, o Botafogo teve uma oportunidade de abrir o placar em uma jogada que teve início com Danilo Barbosa avançando pelo meio. O volante lançou a bola para Victor Sá, que se livrou de Pet e se viu livre na área pela esquerda. O atacante tentou o chute, mas Maicon apareceu para desviar a bola para escanteio.

No entanto, a intensidade do jogo aumentou a partir dos 20 minutos, com ambas as equipes buscando imprimir um ritmo acelerado na partida. O Vasco se ajustou defensivamente e começou a escapar em contra-ataques.

Contudo, a eficiência do Vasco ficou evidente quando, em sua primeira finalização aos 28 minutos, Paulo Henrique abriu o placar. Maicon lançou da intermediária, encontrando Paulo Henrique aberto pela direita. O lateral partiu em direção à área e, ao alcançar a meia-lua, finalizou com precisão de canhota no canto de Lucas Perri.

No entanto, apesar do Botafogo ter sido superior coletivamente, o Vasco demonstrou estar mais ligado e bem organizado defensivamente. Isso protegeu a meta de Léo Jardim, que não teve muito trabalho nos primeiros 45 minutos.

Botafogo perde para o Vasco por 1 a 0
Botafogo perde para o Vasco por 1 a 0 e se complica na busca pelo título do Brasileirão (Foto: Maga Jr/Agencia F8/Gazeta Press)

Segundo tempo

No segundo tempo, o Vasco continuou no ataque, e logo aos três minutos, o segundo gol esteve perto de acontecer. Paulinho recebeu de Paulo Henrique na área e ajeitou para Pec. O atacante finalizou, no entanto, Perri estava atento e fez a defesa.

O duelo continuou corrido, com o Vasco ainda mais ligado. No entanto, com o desgaste e as substituições, o Botafogo perdeu organização e passou a depender da garra dos jogadores. A correria continuou, mas o nível técnico diminuiu, especialmente na metade final do segundo tempo.

Por fim, o Vasco, mesmo com a vantagem no placar, não se acomodou e continuou pressionando o Botafogo até o apito final.

Veja também: Inter vence o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão e se afasta do Z4

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 BOTAFOGO

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Data: Segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Horário: 19h (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa-PB)

Cartões amarelos: Medel, Paulinho (Vasco); Marçal, Danilo Barbosa, Diego Costa, Tiquinho (Bota)

Gol:

VASCO: Paulo Henrique, aos 28 min do 1º tempo

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho (Jair); Gabriel Pec (Léo), Erick Marcus (Alex Teixeira) e Vegetti

Técnico: Ramón Díaz

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido (Carlos Alberto), Bastos (Diego Costa), Phelipe Sampaio e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares

Técnico: Lucio Flavio

Veja também: Tabela Brasileirão 2023

Compartilhe: