Brasil Perde Invencibilidade nas Eliminatórias após Derrota para o Uruguai

Brasil Perde Invencibilidade
Marquinhos não conseguiu parar Darwin Núñez durante o jogo contra o Uruguai (Foto: Eitan Abramovich/AFP)

Compartilhe:

A seleção brasileira teve uma atuação desastrosa na partida das Eliminatórias da Copa, sofrendo uma derrota por 2 a 0 contra o Uruguai, no Estádio Centenário de Montevidéu. No entanto, esta foi a primeira derrota de Fernando Diniz como técnico da seleção, e os uruguaios encerraram um tabu de 22 anos sem vencer o Brasil. Darwin Núñez marcou o primeiro gol no primeiro tempo, pouco antes de Neymar sair do campo devido a uma séria lesão no joelho. Por fim, De La Cruz fechou o placar na segunda etapa.

O Brasil perde invencibilidade e deixa esta Data Fifa em uma posição menos favorável do que quando entrou. A empolgação que cercou a chegada de Fernando Diniz após as vitórias contra Bolívia e Peru foi bruscamente interrompida pelas atuações insatisfatórias contra Venezuela e Uruguai. Sobretudo, vários problemas afloraram na equipe, que não conseguiu criar jogadas perigosas e envolventes além das bolas paradas.

Brasil Perde Invencibilidade
Fernado Diniz (Foto: Vitor Silva/CBF)

Diniz reiterou durante sua passagem pela seleção que seu foco não era testar novos jogadores, mantendo a base de Tite e realizando apenas alterações pontuais, com o objetivo de reformular o modelo de jogo brasileiro. Fica a incógnita se o técnico do Fluminense continuará com essa abordagem ou se dará oportunidades a novos jogadores antes de entregar o comando para Carlo Ancelotti.

A seleção brasileira se reunirá novamente em novembro para o que provavelmente serão os últimos jogos oficiais de Diniz no comando da equipe, já que em 2024 estão programados apenas amistosos para o primeiro semestre. Em 16 de novembro, enfrentarão a Colômbia em Barranquilla, e em 21 de novembro, o Maracanã será o palco do grande clássico contra a Argentina.

Brasil sofre no primeiro tempo, Uruguai sai na frente e Neymar se lesiona

Brasil Perde Invencibilidade
Darwin Ñunez comemora gol marcado contra a seleção brasileira (Foto: Eitan Abramovich/AFP)

O jogo começou com tensão e muitas reclamações contra a arbitragem venezuelana. O Uruguai pressionou a saída de bola da seleção brasileira, criando perigo perto da área. Ainda assim, o Brasil teve investidas esporádicas, predominantemente em velocidade, com Vinícius Júnior como destaque. Nenhuma equipe conseguiu finalizar ao gol durante todo o primeiro tempo, e o Brasil permaneceu sem uma única finalização no gol de Rochet.

A seleção brasileira enfrentou dificuldades para manter a posse de bola no ataque e dependeu demais de jogadas individuais. Além disso, a forte marcação uruguaia, com muitas interceptações de passes e faltas, dificultou a criação de oportunidades.

Ainda assim a proatividade do Uruguai deu frutos no final do primeiro tempo. Em uma jogada pela esquerda, Maxi Araújo driblou a marcação brasileira e fez um cruzamento preciso. Marquinhos cometeu um erro defensivo, permitindo que Darwin Núñez marcasse de cabeça, abrindo o placar aos 42 minutos, na primeira finalização da partida.

Neymar, que havia tido uma atuação apagada, sofreu uma lesão logo após o gol. O atacante machucou o joelho esquerdo e teve que ser substituído, deixando o campo com a ajuda da equipe médica da CBF. A gravidade da lesão será determinada após exames de imagem.

Diniz mexe mal, e o Brasil acaba sofrendo mais um gol

Brasil Perde Invencibilidade
De La Cruz comemora o segundo gol do Uruguai sobre o Brasil (Foto: Ernesto Ryan/Getty Images)

Com Richarlison substituindo Neymar, Diniz tentou reforçar o ataque brasileiro, recuando Gabriel Jesus e colocando o jogador do Tottenham como referência. A seleção se soltou um pouco mais devido à desvantagem no placar, no entanto ainda faltou efetividade. O Brasil continuou apostando em cruzamentos e bolas paradas, repetindo o padrão dos jogos contra Venezuela e Peru.

Contudo, a chance mais perigosa para o Brasil aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo, quando Rodrygo cobrou uma falta de longa distância e a bola acertou o travessão. Diniz substituiu o lateral Yan Couto por David Neres, mas as mudanças tiveram pouco impacto, já que o Uruguai ampliou o placar.

Após um lançamento lateral em direção à grande área, a defesa brasileira teve problemas e permitiu que Núñez encontrasse De La Cruz no meio da área. O meia do River Plate, que tem atraído interesse de Palmeiras e Flamengo, marcou o segundo gol para o Uruguai aos 31 minutos. Por fim, os torcedores uruguaios, empolgados, começaram a cantar “olé” a cada toque na bola de sua equipe, uma melodia que contrastava com o que a seleção brasileira mostrou em campo. Com o resultado o Brasil perde a invencibilidade nas eliminatórias para a copa do mundo.

Leia também: Internacional busca estender contrato de Alan Patrick

Compartilhe: