Fortaleza sofre derrota para a LDU e adia o sonho de ser campeão da Copa Sul-Americana

Fortaleza perde nos pênaltis para LDU eperde os sonho de ser campeão da copa Sul-Americana
Festa da LDU após o título da Sul-Americana (Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP)

Compartilhe:

Fortaleza e LDU empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas o leão acabou sendo derrotado nos pênaltis.

Neste sábado (28), o Fortaleza enfrentou a LDU na grande decisão da Copa Sul-Americana 2023, que aconteceu no Estádio Domingo Burgeño Miguel, em Maldonado (Uruguai). Após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, a LDU levou a melhor nas cobranças de pênaltis, vencendo por 4 a 3 e conquistando o título.

O Fortaleza protagonizou uma campanha histórica no torneio, tornando-se o primeiro time nordestino a chegar a uma final da Sul-Americana. No entanto, o título inédito escapou das mãos do Leão.

Primeiro Tempo

No primeiro tempo, o Fortaleza dominou a partida, mantendo maior posse de bola desde o início e pressionando a defesa adversária. Aos oito minutos, uma cobrança de falta ensaiada quase resultou em gol, mas a bola passou rente à trave após o desvio no zagueiro Titi.

A LDU, por sua vez, teve dificuldades para manter a posse de bola e avançar ao campo de ataque, devido à sólida atuação defensiva do Leão, com inúmeras recuperações de bola no meio-campo.

No entanto, aos 17 minutos, Marinho criou uma oportunidade individual pelo lado direito do ataque, mas não conseguiu finalizar com sucesso, sendo desarmado pela defesa da LDU.

Somente aos 21 minutos, a LDU teve sua primeira chance, com um cabeceio do lateral-direito Quinteros, que passou por cima do gol defendido por João Ricardo.

Contudo, no decorrer do primeiro tempo, o Fortaleza cometeu erros de passe e cedeu espaço para a LDU, que não conseguiu criar oportunidades claras.

No terço final do primeiro tempo, o Fortaleza recuperou a posse de bola, porém não conseguiu penetrar na defesa adversária. O jogo terminou com algumas faltas e desentendimentos entre os jogadores, resultando em um empate sem gols no intervalo.

Fortaleza perde nos pênaltis para LDU eperde os sonho de ser campeão da copa Sul-Americana
Atacante Lucero disputa lance no jogo Fortaleza x LDU (Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP)

Segundo Tempo

O segundo tempo começou com grande intensidade, com ambos os times buscando romper as defesas adversárias. Contudo, no primeiro minuto, os jogadores do Fortaleza pediram um possível pênalti sobre Marinho, que não foi concedido pelo árbitro. No minuto seguinte, João Ricardo fez uma defesa crucial em uma chance de Jhojan Julio.

Aos três minutos, o Fortaleza marcou o primeiro gol do jogo, com Lucero concluindo um cruzamento de Pochettino. No entanto, a LDU empatou aos 11 minutos, quando Alzugaray fintou Bruno Pacheco e acertou um chute forte no canto de João Ricardo.

Após os gols, as equipes não conseguiram criar muitas oportunidades claras. Finalmente, aos 22 minutos, o Fortaleza quase marcou o segundo gol em um chute de Bruno Pacheco, que foi defendido pela LDU.

O jogo permaneceu emocionante na segunda metade do segundo tempo, com oportunidades para ambos os lados. No entanto, o placar não se alterou até o final do tempo regulamentar, levando a partida para a prorrogação.

Fortaleza perde nos pênaltis para LDU eperde os sonho de ser campeão da copa Sul-Americana
LDU campeã da copa Sul-Americana 2023 (Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP)

Prorrogação:

Na prorrogação, o jogo manteve um ritmo intenso, todavia com poucas chances de gol, as equipes alternaram a posse de bola. Contudo, após 30 minutos adicionais, o placar de 1 a 1 permaneceu inalterado, resultando na decisão por pênaltis.

Por fim, nas cobranças de pênaltis, a LDU saiu vitoriosa por 4 a 3, tornando-se a campeã da Copa Sul-Americana de 2023. Guerrero perdeu a primeira cobrança para o Fortaleza, enquanto Alvarado converteu o pênalti decisivo para a LDU.

Ficha Técnica:

Fortaleza 1 (3) x (4) 1 LDU

Copa Sul-Americana – Final

Local: Estádio Domingo Burgueño Miguel, Maldonado, Uruguai

Data e Hora: Sábado, 28 de outubro de 2023, às 17h (horário de Brasília)

Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)

Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Túlio Moreno (VEN)

Árbitro de Vídeo: Jorge Baliño (ARG)

Cartões Amarelos: Caio Alexandre, Guilherme, Marinho, Brítez (FOR); Guerrero, Piovi (LDU)

Cartões Vermelhos:

Gols: Lucero (1-0, aos 3′ do 2ºT); Alzugaray (1-1, aos 10′ do 2ºT)

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison (Pedro Augusto, aos 38′ do 2ºT), Caio Alexandre (Lucas Sasha, aos 1′ do 2ºT prorrogação), Marinho (Machuca, aos 28′ do 2ºT), Pochettino (Thiago Galhardo, aos 38′ do 2ºT), Guilherme (Pikachu, aos 18′ do 2ºT); Lucero (Romero, aos 9′ do 1ºT prorrogação). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez, Leonel Quiñónez (Ramírez, aos 5′ do 1ºT prorrogação); Ezequiel Piovi, Mauricio Martínez, Sebastián González (Alvarado, aos 18′ do 2ºT), Renato Ibarra (Alzugaray, aos 39′ do 1ºT), Jhojan Julio, Paulo Guerrero. Técnico: Luís Zubeldia

Leia também: Internacional vence o Vasco por 2 a 1 fora de casa e alcança a segunda vitória consecutiva no Brasileirão

Compartilhe: