Grêmio vence o Coritiba fora de casa e se consolida na busca pela vaga para a Libertadores

Grêmio vence o Coritiba fora de casa
Grêmio vence o Coritiba fora de casa (Foto: Lucas Uebel/Gremio / Jogada10)

Compartilhe:

Com a vitória, o tricolor gaúcho se consolida na briga pela vaga direta para a Copa Libertadores 2024

Em uma emocionante partida fora de casa, o Grêmio derrotou o Coritiba por 2 a 1, garantindo 53 pontos e ocupando o terceiro lugar. Essa vitória empurrou o Coritiba ainda mais para a zona de rebaixamento.

Villasanti abriu o placar para o Grêmio, seguido pelo gol decisivo de Ferreira, enquanto Robson conseguiu descontar para o Coritiba com uma cobrança de pênalti. O placar final de 2 a 1 a favor do Grêmio na noite de quarta-feira consolidou a posição dos gaúchos no G4.

Essa partida, válida pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, ocorreu no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Ambas as equipes estavam animadas, com o Grêmio buscando firmar sua posição no G4, um quarteto de times garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Enquanto isso, o Coritiba havia vencido recentemente seu arquirrival, o Internacional, com um placar de 4 a 3.

Contudo, apesar dos esforços louváveis do Coritiba, eles se encontraram em desvantagem, empataram o jogo e tiveram oportunidades para assumir a liderança. No entanto, essa derrota os deixou em uma situação precária na Série A. Atualmente em 19º lugar com 23 pontos, eles estão 12 pontos atrás do Santos, ocupando a 16ª posição e sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Por fim, com apenas sete rodadas restantes na competição, está se tornando cada vez mais difícil imaginar que o Coritiba conseguirá evitar o rebaixamento para a Série B no próximo ano.

O Grêmio, por outro lado, está em uma posição sólida com 53 pontos, ocupando o terceiro lugar no brasileirão.

O Jogo

Primeiro tempo

Nos primeiros 30 segundos, Garcez desperdiçou uma oportunidade incrível para o Coritiba, perdendo uma chance de ouro na frente de Grando. Uma tentativa malsucedida de um toque sutil estragou a chance. Posteriormente, o Grêmio ganhou mais posse de bola, mas teve dificuldades para criar oportunidades significativas, com Willian Farias, que já estava sendo vaiado pela torcida, cometendo um erro custoso.

O primeiro gol do Grêmio surgiu de um erro de Willian Farias. Villasanti roubou a bola, recebeu um passe de Galdino na área e a colocou na saída do goleiro Gabriel. No entanto, esse gol abalou o Coritiba, e o Grêmio conseguiu criar pelo menos mais duas boas oportunidades, todas defendidas pelo goleiro paranaense.

Grêmio vence o Coritiba fora de casa
Grêmio vence o Coritiba fora de casa e se consolida no G4 (Foto: Vinicius do Prado/Agência F8/ESTADÃO CONTEÚDO)

Leia também: Inter empata com o America-MG, lanterna do brasileirão, no Beira-Rio

Segundo tempo

O astro argelino, Slimani, entrou no segundo tempo, melhorando o desempenho do Coritiba e pressionando o Grêmio. Isso eventualmente resultou no empate, quando Marcelino foi derrubado na área, e Robson converteu o pênalti.

Contudo, o Grêmio acordou após sofrer o empate, com Renato fazendo substituições táticas para buscar a vitória. Por fim, uma jogada determinada de Luis Suárez pelo flanco esquerdo resultou em uma chance para Ferreira, que chutou com força, garantindo a vitória para o Grêmio.

Grêmio vence o Coritiba fora de casa
Grêmio vence o Coritiba: Ferreira marcou o gol da vitória do Grêmio (Foto: Du Caneppele/Pera Photo Press)

Próximas Partidas

O Coritiba volta ao Couto Pereira para a 32ª rodada, enfrentando o Goiás no próximo domingo às 18h30 (horário de Brasília). Por outro lado, o Grêmio jogará contra o Bahia no sábado às 19h30 (horário de Brasília) na Arena em Porto Alegre.

Ficha técnica

CORITIBA 1X2 GRÊMIO
31ª rodada do Brasileirão Série A

Data e horário: 01/11/2023, às 20h (de Brasília)

Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)

CORITIBA: Gabriel; Diogo Batista, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luís (Jamerson 33’/2ºT); Willian Farias, Matheus Bianqui (Slimani – intervalo) e Sebastián Gómez (Andrey 28’/2ºT); Marcelino Moreno, Garcez (Bruno Gomes 21’/2ºT) e Robson (Jesé 33’/2ºT). Técnico: Thiago Kosloski.

GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Alves, Geromel, Kannemann; Fábio (João Pedro 26’/2ºT), Villasanti, Pepê (Carballo 33’/1ºT), Cristaldo (Ferreira 26’/2ºT), Reinaldo; Galdino (Lucas Besozzi 26’/2ºT) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Vilasanti 26’/1ºT (0-1); Robson 15’/2ºT (1-1); Ferreirinha 37’/2ºT (1-2)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Renan Aguiar da Costa (CE)

VAR:  Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Cartão Amarelo: Marcelino Moreno (COR); Fábio e Kannemann (GRE)

Cartão Vermelho: Slimani (COR)

Veja também: Tabela Brasileirão 2023

Grêmio vence o Coritiba fora de casa

Compartilhe: