Santos é rebaixado no Brasileirão pela primeira vez na história

Santos é rebaixado
Santos é rebaixado (Foto: Abner Dourado/AGIF)

Compartilhe:

Clube caiu para a Série B após derrota em casa para o Fortaleza

Pela primeira vez na história, o Santos é rebaixado à Série B após derrota em casa para o Fortaleza. A queda foi confirmada na última quarta-feira, na Vila Belmiro, com placar de 2 a 1. Marinho e Lucero, do Fortaleza, e Messias, do Santos, marcaram os gols.

A situação do Santos se agravou com as vitórias de Vasco e Bahia, levando o time à 17ª posição. Por outro lado, o Fortaleza, com 54 pontos, assegurou a 10ª colocação e uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024.

Apesar do apoio fervoroso da torcida, não foi suficiente para evitar o desastre iminente. No jogo, muitos torcedores saudaram a equipe com entusiasmo, mas o lamento foi evidente ao final da partida.

O gol que decretou o rebaixamento seguiu a “lei do ex”. Marinho, destaque na Libertadores de 2020, deixou o Santos e está atualmente no Fortaleza. O atacante foi autor do gol aos 38 minutos do primeiro tempo, simbolizando a difícil trajetória do Santos no Brasileirão.

Santos é rebaixado
Santos é rebaixado pela primeira na sua história (Foto: REINALDO CAMPOS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Apesar da presença de Marcos Leonardo e Soteldo, no entanto, a eficiência na produção de jogadas não foi alcançada, refletindo o desempenho inconsistente em 2023. O técnico Marcelo Fernandes realizou substituições ainda na primeira etapa, ciente do gol sofrido e das notícias desfavoráveis.

Messias proporcionou uma centelha de esperança com gol de cabeça no início do segundo tempo, mas a virada almejada não se concretizou. Por fim, o desespero se instaurou quando Lucero, quase do meio de campo, aproveitou um erro desastrado de João Paulo aos 50 minutos do segundo tempo, selando o destino lamentável do Santos na Série B.

Veja também: Tabela Brasileirão 2023

Santos 1 x 2 Fortaleza

Santos

João Paulo; Lucas Braga, Messias, João Basso e Dodô (Lucas Lima); Tomás Rincón (Nonato), Gabriel Inocêncio e Jean Lucas (Maxi Silvera); Soteldo, Julio Furch (Wesley Patati) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Pochettino (Lucas Sasha) e Calebe (Yago Pikachu); Marinho (Pedro Augusto), Lucero e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gols
Messias (12min2ºT) para o Santos
Marinho (38min1ºT), Lucero (50min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Dodô, Gabriel Inocêncio (Santos); Pochettino, Zé Welison (Fortaleza)

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023

Data e horário: 6 de dezembro de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Michael Stanislau (RS)

Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa/RN)

Veja também: Palmeiras é campeão do Brasileirão 2023

Compartilhe: